Estudo diz que consumidores pagariam mais por produtos ecologicamente corretos |
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As questões ambientais influenciam diretamente na decisão de compra de 52% dos consumidores brasileiros, sendo que 83% estariam dispostos a pagar mais por produtos e serviços ecologicamente corretos. Estes dados fazem parte do estudo Our Green World, realizado pelo Grupo TNS ( The Natural Step) em junho de 2008, via internet, com cerca de 13 mil pessoas de 17 países, inclusive do Brasil. De acordo com a pesquisa, a maioria dos latino-americanos acredita no comprometimento das empresas com a “causa verde” e com o meio ambiente. Na Argentina, por exemplo, mais da metade dos entrevistados (52%) demonstraram essa convicção. Em contrapartida, 44% dos brasileiros afirmam que as organizações adotam a prática por questões exclusivamente mercadológicas. Os entrevistados também indicaram práticas que deveriam ser implementadas pelas empresas para corrigir danos ambientais, como a adoção de programas de uso racional de água e de energia; coleta seletiva de lixo não-industrial; avaliação de impacto ambiental; obtenção de certificados que comprovem o respeito ao meio ambiente e a exigência do cumprimento da legislação ambiental pela cadeia de fornecedores. “Se no passado essas ações eram vistas apenas como desejáveis pelo consumidor, agora passaram a ser indispensáveis, sinal de que as empresas terão que incorporá-las rapidamente às suas estratégias mercadológicas”, adverte Lucas Pestalozzi, diretor de negócios da TNS Brasil. |
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